Rate this post

 

Você já se perguntou como os cães enxergam?

Uma das maiores curiosidades que as pessoas podem ter em relação ao seu animal de estimação é se o cachorro enxerga como nós. Já esteja avisado que não, os cães não enxergam como nós.

Então quais as diferenças?

Senta aí que o vídeo irá falar sobre isso.

A primeira pergunta sempre é “Os cães enxergam as cores?”. Por muitos e muitos anos, os cientistas acreditavam que não, os cachorros são seres que veem apenas preto-e-branco, tom sépia ou alguma cor monocromática não definida. Com a evolução dos processos de testes, já se sabe que os cães enxergam colorido, porém ainda não se sabe quais são as tonalidades que eles diferem.

Outra dúvida muito frequente diz respeito ao cachorro enxergar ou não no escuro. É resposta vai depender da situação. Indo até os ancestrais lobos, sabemos que os cães sempre tiveram a necessidade de sobreviver em ambientes de pouca luz, muitas vezes se guiando pela luz da lua e estrelas. Isso permitiu que, evolutivamente, os cachorros de hoje enxerguem muito melhor que seres humanos. Isso, todavia, não significa que os cães enxerguem no breu total, mas, com pouca luz, eles conseguem se virar.

Lembremos que, mesmo em casa, é muito difícil ter breu total. Logo, durante a noite ele consegue ir até o seu potinho de comida sem problemas.

Se os cães conseguem enxergar costas? A resposta é SIM! No entanto, isso obviamente não significa que eles tenham um olho “escondido” em outra parte do corpo. O fato dos cães enxergarem o que está atrás deles diz respeito ao fato da amplitude do olho canino, que é muito mais lateral do que nossa. Isso também variar de cachorro para cachorro. Cães maiores tendem a ter uma visão muito mais expandida do que cães pequeninos.

Curioso, não?

Ficou com mais dúvidas em relação à visão canina ou qualquer outra característica dos cães? Comente abaixo!

Comentários

comments