Pequenos e cheios de vida: esses são os cachorros pequenos da raça Shih Tzu são ideais para quem busca por um amigo para todos os momentos. Continue lendo o post para saber mais sobre essa raça de origem oriental.

Shih Tzu: um pequeno brincalhão

Origem da raça

A história conta que a raça Shih Tzu tem origem no Tibet por volta do século 17. Ele era conhecido como um cão sagrado. Porém o cão que vemos atualmente se transformou na China, onde foi o queridinho da dinastia Ming.

Na Inglaterra, a raça foi confundida com o Lhasa Apso, porém em, aproximadamente, 1934 foi dividido em duas raças e se ganhou o nome chinês Shih Tsu.

Características físicas

O Shih Tzu é ideal se você está buscando um cachorro para apartamento. Até já dissemos isso por aqui no post sobre 10 raças pequenas, lembra? Medindo até 28 centímetros e pesando entre 4 Kg e 7 Kg, o cachorro pequeno de cauda longa e empinada é um companheirinho que pode ficar com você de 12 a 16 anos.

Umas das características mais marcantes dessa raça são os longos pelos. Quando eles já são adultos, o subpelo fica de uma forma que deixa o pelo de cima com um ar de glamour e sofisticação. Toda essa elegância dá um ar de confiança para essa raça. E por debaixo de todos esses pelos, há uma boa estrutura corporal. Outro ponto importante para saber a respeito dos pelos é que eles não caem. Ideal para os alérgicos!

E já que estamos falando de pelos, já vamos falar de cores. As mais populares são preta, marrom e branca. Porém você também pode encontrar o cachorro nas cores vermelha, dourada, tigrada, cinza, chocolate e todas essas combinadas com branco ou não. A segunda cor pode ser uma machinha no peito ou na ponta das patinhas. Detalhe: quando o cachorrinho tem uma faixa branca na testa e na ponta da cauda é mais valorizado em exposições.

Apesar de serem essas características do pequeno cão, há algumas diferenças básicas entre o Shih Tzu dos Estados Unidos e o do continente europeu. O Shih Tzu de padrão americano tem as pernas mais altas e seu peito é pequeno. Além disso, o pelo é mais longo e fino e seus olhos são menores. Já o Shih Tzu de padrão europeu tem pernas mais baixas e sempre parecem estar levemente dobradas. E o peito é mais largo e os olhos maiores.

Ainda no ramo das diferenças, vamos falar das diferenças entre o Shih Tzu e o Lhasa Apso. O Shih Tzu tem o focinho mais curto, olhinhos mais redondos e os pelos mais sedosos. Já O Lhasa Apso tem uma cabeça mais longa, olhos em formato oval e pelos mais pesados e ásperos.

Temperamento: amizade e energia

Se você está pensando em adotar um Shih Tzu saiba que ele vai trazer muita alegria e ser um amigo e tanto no quesito companhia. Porém é essencial saber que ele não é fã de ficar sozinho por muito tempo. Portanto, se você trabalha fora ou a casa fica muito tempo sem seres humanos, é melhor repensar essa decisão.

Inteligentes, hiper extrovertidos, carinhosos com a família e adoráveis com crianças são algumas das características desses pequenos. Também gostam de fazer amizade com outros animais, só é preciso que isso seja feito desde que eles sejam pequeninos. Além disso, o cachorro pequeno está sempre alerta em relação ao que está acontecendo em volta.

Como cuidar dos pequenos

Apesar dos pelos longos, o Shih Tzu não precisa de muita tosa. Seu pelo o protege do frio e do calor com um grau de isolamento térmico. É importante escovar os pelos todos os dias e sempre manter a franja fora do alcance dos olhos.

Esses pequenos são cachorros são braquicefálicos, significando que podem ter problemas respiratórios moderados ou até graves. Eles também têm tendência a serem obesos. Por isso, é essencial estar alinhado com o veterinário sobre o tratamento correto e a regularidade de exercícios.

Confira aqui algumas dicas para evitar a obesidade e não se esqueça de conversar sobre isso com o veterinário.

Outro ponto para ter cuidado é que eles podem se interessar por comer cocô, também chamada de coprofragia. Não se esqueça de conversar com o veterinário sobre isso.

Um último ponto de atenção são seus olhos. Como eles são grandes e estão sempre expostos é essencial os limpar todos os dias com um paninho molhado e depois com um seco. Sempre com movimentos suaves.

Por que ter um Shih Tsu

Esses pequenos podem se tornar os companheiros de todos os dias. Desde acordar com você até seguir por todos os cômodos da casa. Além disso, são carinhosos e adaptáveis a várias pessoas e outros tipos de animais. Ideal para quem tem crianças em casa ou faz o tipo caseiro.

Comentários

comments