5 (100%) 2 votes

Cães muito agitados podem ser confundidos com cães hiperativos. Esse segundo caso não é uma simples característica e sim uma doença, que merece esclarecimentos em um outro vídeo, uma outra oportunidade. Aqui eu quero falar sobre os cachorros mais elétricos, que para muitos podem dar um trabalho a mais. Como lidar com cães agitados? Confira as dicas a seguir e depois me falem se deu certo.

– O cachorro tem que estar sempre muito bem alimentado e hidratado. Mas não só. Nunca se esqueça de ceder ração com qualidade para o animal, assim como manter a vasilha com água sempre muito fresca.

– Passeio é sempre uma ótima válvula de escape. Mantenha uma rotina de exercícios físicos com seu cãozinho, sempre respeitando a capacidade dele. Se é um cão maior, ele terá muito mais capacidade para lidar com um tempo maior de caminhada. Comece sempre com um tempo menor de caminhado e aumentando progressivamente. O ideal é ter pelo menos 60 minutos separados para a caminhada canina. Se você não tem tempo para passear com seu cachorro, uma boa saída é buscar passeadores profissionais no seu bairro.

– Brincar de esconder também fará com que o cachorro gaste um tempinho mais racionando. Pode ser um biscoitinho que ele adora ou um brinquedo que ele não desgruda. Além do raciocínio lógico trabalhando em prol do próprio animal, essa brincadeira não vai exigir muito esforço físico de você.

– Você sabia que os cachorros adoram coisas geladas? Pois é. Uma dica muito boa que eu posso dar é deixar algum brinquedo (que esteja limpo!) dentro do congelador por um tempinho e depois dar para ele brincar. Você vai ver que ele poderá se divertir muito, embora nem todos os cães veem muita graça nisso. Mas não deixa de ser uma boa pedida para os dias quentes.

– Brigar com o cachorro não ajuda. MUITO pelo contrário.

– Se você se incomoda que o seu animal de estimação esteja roendo seus móveis e calçados, uma boa saída para deixa-lo mais calmo é dar objetos específicos para morder. Explore o pet shop para conhecer a variedades de produtos que têm justamente essa finalidade.

– Mesmo com essas dicas simples, é de suma importância que você tenha uma boa conversa com o veterinário de sua confiança. Como eu falei no início, um cachorro agitado pode se confundir facilmente com um cachorro com hiperatividade. O ideal é você respeitar o espaço do animal e, assim, naturalmente perceber algumas evoluções de comportamento.

Qualquer dúvida você pode entrar em contato. Vou adorar responder as perguntas de vocês relacionadas à este ou outros assuntos.

Comentários

comments