Follow:
Chow Chow

Tudo sobre Chow Chow

Olá, Caninos!

Vocês sabem que eu adoro conhecer mais e entender sobre raças de cães, então quero dividir com vocês as características, comportamento e padrão da raça de um cachorro bem polêmico.

Nesse post quero contar tudo sobre chowchow que eu aprendi com a Fê Rabaglio, lá dos Ursinhos Chowchow. Ela  tem 3 chowchows com temperamentos diferentes e uma experiência com chowchow e vou dividir com vocês o conhecimento que aprendi com ela.

Chowchow

ORIGEM DO CÃO CHOWCHOW

A origem do cão chowchow ainda é incerta, mas segundo análises de DNA, ele surgiu entre Mongólia e Sibéria e é considerado um dos cães mais primitivos do mundo, podendo ter descendência no lobo cinzento. Bem, na era medieval, o chowchow foi levado para a China e teve ótima aceitação inclusive por um dos imperadores da Dinastia Tang, que criava cerca de 2500 exemplares do cão chowchow em seu canil, o que lhe deu a fama de cão chinês que conhecemos até hoje.

Em território oriental, o chowchow tinha várias funções que iam do trabalho à servir de alimento. Era usado na caça, como puxador de trenó, cão de guarda e abatido para consumo da carne de cachorro e uso da pele para roupas de frio, por exemplo.

Já em 1820, os inglês importaram exemplares de chowchow para a Inglaterra e lá, novamente a raça chamou a atenção dos nobres, tornando-se cão de companhia e protegido da rainha Vitória que popularizou a raça na Europa. Na América a raça só chegou na década de 1980.

PADRÃO DA RAÇA

Pelo que eu posso acompanhar com os ursinhos da Fê, o chowchow é um cachorro médio, super tranquilo, companheiro, que não exige muito exercício físico, mas são teimosos também. Veja só as características padrão da raça:

  • Peso: 18kg a 35kg em média, a depender do porte.
  • Altura: 45cm a 57cm, sendo os machos normalmente mais altos.
  • Grupo AKC: Não-esportistas
  • Grupo CBKC: 5 – Cães de tipo Spitz e de tipo Primitivo
  • Expectativa de vida: 9 a 14 anos
  • Preço estimado: R$1.000,00 a R$4.000,00, a depender do sexo, linguagem e cor do filhote.

COMPORTAMENTO DO CHOW

Embora tenha a fama de um cão violento, o chowchow é um cão companheiro e muito fiel ao tutor. Mas seu histórico de rinhas, cão de guarda e caça trazem traços agressivos que exige cuidado ao educar, para evitar criar um cão bravo e sem e limites.

Muito do comportamento do chowchow pode ser modelado com adestramento positivo e socialização desde filhote, o que vai ajudá-lo a entender que ter outros cães e humano por perto é algo bom e que ele não precisa se defender ou defender o seu tutor naquele ambiente. Por ser um cão reservado e que gosta de ficar no canto dele, incentivar a socialização e o contato dele desde filhote é primordial para não ter um cão arredio com outros animais e humanos.

Ao contrário do Golden retriever, o chowchow não exige muitas brincadeiras, atenção e carinho. Ele prefere ficar na dele e quando ele quer a sua atenção, ele vai pedir carinho ou te chamar para brincar. É importante respeitar o espaço do seu cachorro, isso fará dele um cão mais feliz, pois insistir em algo que ele não está interessado naquele momento pode estressar o cachorro.

Outro traço interessante é que o chowchow quase não late, é um cão muito silencioso, fica bem sozinho e dorme bastante, o que faz um ótimo cão para ter em apartamento, mesmo que você trabalhe o dia todo.

PORTES DO CHOWCHOW

O chowchow tem 2 portes considerados como oficiais: O primitivo de origem oriental e o americano, com algumas adaptações na raça para que seja mais pesado, mais baixo e mais fofo, ficando ainda mais semelhante a um ursinho.

CORES DO CHOWCHOW

O chowchow tem várias cores e nem sempre é fácil identificar cada uma delas.  veja as características de as cores do chowchow:

PRETO

O chowchow preto é uma cor dominante na raça e a segunda cor mais comum de ser encontrado, perdendo apenas para os vermelhos, e sem restrição de cruza com outras cores por padrão da raça ou saúde. 

O pêlo do chowchow preto possui são belíssimos e verdadeiros ursos negros, tonalidade intensa, assim como a cor da mucosa que é bem pigmentada. Entretando no rapo e parte posterior das patas pode apresentar pelos brancos sem descaracterizar a raça. Essa tonalidade exige bastante cuidado com os pêlos e uso de shampoo tonalizante nos banhos, caso contrário ele pode apresentar tons avermelhados nas pontas dos pelos, devido à ação do sol.

CHOWCHOW VERMELHO

O chowchow vermelho é a segunda cor dominante na raça e é a cor mais conhecida, o mais comum e o que possui a maior variedade de tons, pois podem ser confundidos com os fulvos e até com os cremes, quando são um pouco mais claros. Até a fase adulta a tonalidade dos pelos pode mudar e alguns que possuem marcas pretas  no focinho podem clarear até a maturidade.

Por ser uma cor dominante, o chowchow vermelho pode cruzar com qualquer outra cor sem restrições por padrão da raça ou problemas de saúde. E costuma ser uma cor um pouco mais barata em criadores.

CHOWCHOW BRANCO OU CREME

De todas as cores de chowchow, o chowchow branco ou chowchow creme é o mais fácil de reconhecer e de maior popularidade também, por isso costuma ser o mais caro. A tonalidade vai do branco até o dourado claro e pode ter nuances em seu corpo, porém as orelhinhas são sempre mais escuras, num tom de pêssego, e a trufa (nariz) pode ser despigmentado, sendo aceito essa característica apenas no chowchow creme sem interferir no padrão da raça.

Essa cor é considerada recessiva, portanto a cruza só pode ser feita com outro chowchow considerado dominante para evitar problemas nos filhotes, como despigmentação da língua, boca, descaracterização da raça e até problemas de saúde.

CHOWCHOW FULVO

A segunda cor recessiva, (e que portanto as cruzas devem acontecer apenas com cores dominantes para preservação do padrão da raça e da saúde dos filhotes),  o chowchow fulvo possuem tonalidades variadas entre o areia e um canela escuro, e o focinho prateado. Além disso, eles podem ter olhos claros que vai do mel ao verde.

Essa cor é bastante polêmica quando filhotes, pois eles possuem um tom bem diferente e acinzentado, podendo ser confundido tanto com os vermelhos como com os azuis.

CHOWCHOW AZUL OU CINZA

Por fim, a última cor recessiva são os azuis. A cor é polêmica e confundido a vida inteira com o chowchow preto, a cor do pelo do chowchow azul é acinzentada com relefoz azuis podendo ser mais ou menos intenso quando exposto ao sol, o focinho é prateado e a trufa (nariz) e os olhos tem um tom de ardósia.

Assim como com o chowchow preto, o chowchow azul pode ter o rabo e parte posterior da pata com pelos brancos e apresentar pelos avermelhados devido ao sol. Para evitar isso é importante utilizar protetor solar no chowchow e usar shampoo tonalizante nos banhos.

CHOWCHOW: COMO CUIDAR

Os chowchow são animais bem peculiares, com pelagem dupla e volumosa o que as fazem cães lindos, mas que precisa de muitos cuidados e atenção:

PELO

A pelagem do chowchow é dupla, ele tem pelo e subpelo, isso faz com ele que tenha troca de pelo intensa 2 vezes ao ano, então prepare-se: sua casa vai ser tomada de pêlos e a única forma de amenizar isso é com escovação. No caso do chowchow, eles tem 2 tipos de pêlos: alguns vão ter pelagem lisa e nesses casos a escovação semanal já resolve a retirada de pelos mortos e mantém o pelo em ordem.Já em cães de pelos ásperos é preciso escovação diária, para não embolar.

COMO DAR BANHO

O banho do chowchow é demorado e cheio de etapas para manter a saúde do pêlo e pele do cachorro. Banhos em pet shops especializados é o ideal, devido à complexidade, mas nem sempre são baratos, então veja só as dicas para um banho em casa:

  • Sempre se recomenda o uso de shampoos específicos para cor do seu chowchow e, se possível algum anti odor, que vai te dar um tempo maior entre um banho e  outro.
  • Depois é bacana aplicar um condicionador, ele vai dar maciez aos pêlos e facilitar a escovação, evitando embaraçar.
  • O último produto é uma hidratação de qualidade. É recomendável hidratar o pelo do seu cão chowchow 1 vez por mês. Isso vai ajudar o seu cão a se manter com um pêlo macio, sedoso, toque aveludado e saudável.
  • Por fim, é hora de secar o seu cachorro e isso demora um pouco, devido a quantidade de pêlos do chowchow, mas é fundamental que você o faça com paciência e se certifique que todo o corpo do cachorro está bem seco, pêlo e pele, para evitar fungos, dermatites e coceiras no animal.

PESO DO CHOWCHOW

O chowchow é uma raça com tendência ao sobrepeso e isso exige atenção do tutor, principalmente nos excessos fora da dieta indicada, como petiscos, guloseimas e mimos extras que a família toda pode dar ao pet, elevando o seu consumo de calorias e engordando o animal.

Por isso é importante conversar com seu veterinário e entender qual é a compensação ideal quanto ao alimento principal (seja ração ou Alimentação Natural), e os mimos oferecidos. Além disso, passeios diários ajudam no gasto de energia e queima de gordurinhas.

PASSEAR

Falando em passeio, a rotina deles é fundamental a saúde física e mental de todo cachorro, mas exige alguns cuidados básicos para ser de fato positivo:

Horário: Certifique-se que o horário é apropriado para não cansar o seu cão demais ou expor o cachorro à temperaturas muito altas. Para isso prefira passear antes das 10h da manhã e depois das 17h.

Hidratação: Durante o passeio é importante oferecer água para o seu cão se manter hidratado e facilitar a troca de calor dele com o ambiente. Lá no Blog do Sobre Cães Podcast nós falamos sobre hipertermia, CLIQUE AQUI para ver.
Sem exageros: observe os limites do seu cão e não force na intensidade do exercício e nem no tempo do passeio. Preservar o bem-estar dele faz com que o passeio seja divertido e não uma sacrifício.

DOENÇAS DO CHOWCHOW

A parte chata e preocupante são sempre as doenças que mais acometem cada raça e com chowchow não é diferente. Além da obesidade e dermatites mencionadas, é comum ainda sofrer com luxação de patela e displasia de quadril. Para isso é importante ter atividade física regular que fortifica a estrutura do pet, evitar pisos muito lisos para não escorregar e manter os cuidados com a secagem da pele e pêlos para prevenir dermatites e fungos.

Gravei um vídeo muito bacana com a Fê Rabaglio dos Ursinhos Chowchow sobre como é ter um chowchow e ela nos contou várias características dos pets dela, assista:


E então, você tem chowchow ou gostaria de ter? Comenta aqui embaixo qual a sua experiência com a raça, eu vou adorar saber suas histórias.

Comentários

comments

Related:

Previous Post

No Comments

Leave a Reply