Muita gente pode se perguntar quantas vezes um cachorro deve comer ao dia. Existem pelo menos dois fatores que influenciam na resposta. O primeiro é a idade do animal. Cachorros adultos e filhotes têm necessidades diferentes. O segundo fator é a atual necessidade do cãozinho. Uma cadela prenha, por exemplo, vai precisar de mais nutrientes do que uma cadela que não esteja.

É importante todos estarem cientes que o mercado oferece uma grande variedade de racões à sua disposição. Tem rações específicas para filhotes (que devem ser respeitadas, evite dar “comida de adulto” pra ele) e para cadelas que estão em fase de amamentação.

Mas, Mardem, você ainda não respondeu! Quantas vezes ao dia devo alimentar meu filhote?

No caso específico dos filhotes, o ideal MESMO seria 6 vezes ao dia com porções equilibradas entre elas. Isso pelo menos nos seis primeiros meses de vida. Mas eu sei que isso é praticamente impossível, ainda mais se você não está em casa o tempo todo. Portanto, dê pelo menos três ao dia.

Nos pacotes de ração tem uma tabela indicativa de quanto o animal deve consumir por dia em relação à sua idade e seu peso. (MOSTRE ESSA TABELA)

Por exemplo: um cãozinho de seis meses que pesa 3 kg deve de se alimentar de 85 gramas da ração. Divida esse número por 3 e saberá a quantidade de cada porção que der. É um cálculo simples.

E no cachorro adulto?

Nesse caso, pode ser feito pelo menos duas vezes ao dia, fazendo o mesmo balanceamento da tabela como indicador como eu já ensinei vocês.

Preste muita atenção caso o cachorro aparente sobrepeso, porque esse será um fator para tomar cuidado, ok?

Mas eu posso deixar a ração no pote?

Então, isso não é indicado pelos seguintes motivos: cachorros que têm comida no pote o dia inteiro tende a comer mais e isso pode gerar excesso de peso; comida exposta pode acrescentar umidade e ser um convite para insetos e roedores; dar ração no horário certo pode você com que ele te respeite; e no caso dos filhotes poderá ser mais fácil de controlar o momento da defecação.

 

Comentários

comments