O lindo companheiro de todos os dias

Oriundos do Japão, os cães de raça Akita são sucesso em todo o mundo por conta da beleza que esbanjam, mas, principalmente, por conta da fama que um cão em especial obteve há alguns anos.

A raça surgiu há mais de 3 milênios, pelo o que se acredita na cultura japonesa, mas ganhou ainda mais notoriedade por ideia de um nobre que vivia na cidade de Akita, lugar que, no inverno, ficava muito gelado. Ele desafiou os moradores da região a criarem uma raça canina capaz de caçar mesmo em áreas acidentadas e por longas distâncias. Logo os cachorros criados, chamados de matagi-inu, considerados antepassados dos Akita de hoje, deram-se muito bem quando foram caçar outros animais, como os javalis e os temidos ursos.

De lá para cá, a raça variou muito em quantidade e evoluiu naturalmente. O animal chegou, inclusive, a ser cruzado com outras raças para aumentar suas habilidade de combate (já que muitos, infelizmente, eram usados em competições de luta canina). No ano de 1927, a sociedade Akita-inu Hozankai japonesa formou-se a fim de manter a raça Akita original a salvo. O prestígio do cão foi tão grande que, em 1931, a raça foi eleita entre a riquezas naturais do país asiático.

O cão Akita figurou em uma história que hoje já se tornou uma espécie de lenda, mundialmente conhecida e que já foi tema até de filme em Hollywood. O famoso cão se chamava Hachiko. Todos os dias, ele esperava o dono voltar do trabalho a fim de voltar para casa junto com ele. Certo dia, o dono de Hachiko faleceu durante o turno de trabalho, mas Hachiko continuou a esperá-lo todos os dias até o dia de sua morte, que aconteceu após nove anos. A história comoveu e ainda comove muita gente, tanto que uma estátua foi construída no local e, todos os anos, é realizada uma homenagem ao cão mais leal que se tem notícia.

Características físicas da raça Akita

A raça Akita tem um tamanho médio de 63 até 71 centímetros de altura no caso dos machos, com peso entre 38 e 58 quilos, e de 58 a 66 centímetros de altura nas fêmeas, de 29 a 49 quilos. Os mais comuns e conhecidos são os japoneses, com pelos nas cores mescladas de branca e laranja, mas há diferentes cores desse cão.

Confira um ensaio exclusivo com esse lindo cachorro grande.

Conheça mais desse adorável cachorro

Características comportamentais da raça

Os cães da raça Akita são muito corajosos, firmes e até bastante independentes. Eles são, entretanto, extremamente carinhosos e, como a lenda reza, muito devotados e protetores de todos que vivem com ele.

Como cuidar da raça

O Akita se sente bem ao praticar muitos exercícios, que exigem de seu corpo e de sua mente de formas iguais. Ele gosta de correr em alta velocidade, mas é bom utilizar coleiras quando for passear com ele em áreas mais abertas. Se for treinado e praticar bastante, o Akita se torna um ótimo cão para se ter em casa (ele adora passar o tempo com seus donos), e toda sua tranquilidade e educação já lhe são características bem conhecidas. Os pelos do Akita também necessitam de cuidados na escovação. Importante: não se assuste se ele fizer uma pequena baguncinha na hora de se alimentar ou beber água.

Por que ter a raça

Alguns podem achar o comportamento do Akita um pouco diferente do de outros cães, mas, ganhando sua confiança, ele se torna um dos mais fiéis companheiros que o dono pode ter. Muito fofo, o cão também é uma ótima opção para quem quer contar com um melhor amigo que chama a atenção também pela beleza.

Comentários

comments